O investimento em condo-hotéis ou quartos de hotel é relativamente recente no Brasil, o que causa muitas dúvidas e inseguranças em quem ainda não está habituado a essa modalidade. 

Para quem não conhece, o condo-hotel é um empreendimento imobiliário com estrutura operacional hoteleira, composto por unidades autônomas (quartos) que estão disponíveis para a aquisição de compradores/investidores. É um investimento que permite ao investidor uma renda, ainda que o quarto adquirido não tenha sido ocupado, pois o lucro líquido do hotel é sempre dividido proporcionalmente aos seus proprietários.

Fazendo uma analogia à bolsa de valores, é como se cada quarto fosse um conjunto de ações. Ao final do mês você recebe sua participação nos lucros, conforme a quantidade de quartos adquiridas.

Ou seja, vale à pena sim investir em empresas sólidas que pagam anualmente seus dividendos na Bolsa, certo?

Quem investe para receber os dividendos está mais interessado na situação operacional da empresa e saúde financeira que na variação de preço de suas ações. No caso dos condo hotéis, a valorização fica por conta do imóvel. O risco ainda existe, porém, se você analisar a fundo as potencialidades, sua realidade no mercado e reputação entre os acionistas é bem possível que faça um bom negócio. Da mesma forma acontece com o condo hotel.

A grande diferença em relação a outros investimentos é que além dos lucros do hotel, você é proprietário do quarto adquirido, assim como de um apartamento. Não é possível fazer uso dele fora das operações do hotel, no entanto, o investidor possui a escritura do imóvel que pode se valorizar e ser vendido posteriormente, por exemplo, como as ações.

É importante observar a viabilidade do empreendimento, perspectivas de lucro, local de instalação, potencial turístico, histórico da construtora e administradora do hotel. Dispense amadores!

Recentemente a CVM – Comissão de Valores Mobiliários editou a Instrução 602 que obriga os ofertantes de condo-hotéis a disponibilizarem um estudo de viabilidade econômica do empreendimento. O que dá mais transparência e segurança na hora de investir.

Ou seja, vale muito a pena investir em quartos de hotel pois o investidor compra um imóvel que lhe dá rendimentos mensais sem muita dor de cabeça. Mas para isso é preciso estar atento ao escolher:

Investigue o histórico e o perfil da construtora responsável pelo imóvel

O mercado está cheio de casos de sucesso, assim como o contrário. Pesquise sobre os trabalhos anteriores da construtora para saber se vale a pena investir.

Verifique o histórico da rede de hotéis que é responsável pelo quarto

A rede de hotéis é que será a responsável pelo seu lucro. Pesquisar sobre a força de mercado e a capacidade administrativo-gerencial da empresa que fará o controle diário do seu quarto de hotel é necessário para evitar futuros problemas com a qualidade do serviço apresentado e, consequentemente, aumentar as chances de lucro.

Procure consultoria especializada para gerenciar os riscos

É necessário gerenciar todos os riscos envolvidos ao investir em quarto de hotel. Para facilitar o processo de análise de investimento, pode ser utilizado o trabalho de consultores especializados como, por exemplo, especialistas em direito imobiliário e analistas financeiros. São questões técnicas relacionadas a capacidade de gerar lucros como a média de lucro anual (levando em conta os períodos de baixa e alta temporada) e como ela pode ser diluída nos meses do ano, possibilidades de se desfazer do imóvel caso ele não esteja rendendo o esperado ou até mesmo por ele ter se valorizado bastante, o que vai gerar lucro em relação ao aporte que foi investido inicialmente, devem ser levadas em conta na busca por solidificar os prismas pertencentes a esse tipo de negociação. Voltando a nossa analogia, é como se fosse a análise dos balanços e DREs.

Se está em busca de hotéis para investir, converse agora mesmo com um consultor especializado, temos diversas opções para aumentar os seus rendimentos.

Publicado originalmente no Days Inn Perdizes!

 

Quer conhecer hotéis para investimento? Receba as melhores opções em São Paula. Cadastre-se...

Investir em Hotel

Conheça o Novo Hotel em Pinheiros para investimento

 

Entenda como funciona e receba material completo sobre os melhores investimentos em hotel em São Paulo

Informações técnicas;

Principais questões;

Vantagens deste projeto;

Rendimentos e Valorização Imobiliária;

Tabela de Lançamento e Tabela atual para Investidores

 

Participe de nossa comunidade, deixe seus comentários abaixo: